Entenda como aplicar o Branding em sua empresa

Quando falamos de tênis, de quais marcas você lembra? E quando falamos de celular? Se você pensou em Nike, Vans, Adidas, Apple ou Samsung, isso quer dizer que essas empresas estão fazendo um ótimo trabalho de branding.

Branding é uma estratégia de gestão de marca, tendo por finalidade torná-la forte e presente  no mercado, assim o público a reconhece facilmente, admira e desenvolve um desejo por tudo que ela oferece.

Quando realizada com sucesso, os consumidores se sentem atendidos em seus problemas e interesses, forma-se um vínculo entre marca e cliente que fortalece a fidelidade do consumidor. O mesmo se aplica para negócios que possuem um público formado por pessoas jurídicas, pois 77% dos líderes de marketing B2B confirmam que a marca é fundamental para o crescimento do negócio.

Algumas pessoas confundem essa estratégia com posicionamento de marca, são estratégias totalmente diferentes. Enquanto branding compreende à uma abordagem com objetivos para se fortalecer no mercado, o posicionamento de marca se refere à imagem que a empresa deseja construir com o seu público. Um bom exemplo disso é a marca Dove que se posiciona como defensora da beleza natural da mulher.

Mas como aplicar o Branding em seu negócio? Aqui vai algumas etapas que precisam ser seguidas para ter sucesso ao utilizar essa estratégia em sua empresa:

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1. Construção de Marca

Se dedicar a essa etapa é primordial para que as engrenagens das próximas ações funcionem com perfeita harmonia. Serão definidos os elementos que a sua marca vai se comunicar com o seu público.

  • Identidade visual: Como se fosse o “rosto” da sua marca. Aqui, você constrói as suas cores, seu logo, sua tipografia e, com tudo isso, você terá um manual da marca que será seu guia de aplicação do seu logo em qualquer tipo de mídia.
  • Posicionamento: Aqui seu foco é como o público irá te enxergar, então itens como valores, tom de voz, linguagem, canais e conteúdos serão definidos para transmitirem a mensagem que você quer passar através da sua marca.

Com todos esses pontos finalizados e definidos, é necessário fazer uma segmentação de público para identificar qual é o seu perfil ideal de cliente, assim, você saberá quais as suas características, necessidades, interesses, desejos e problemas para usar a estratégia de branding de forma certeira.

2. Ponto de venda

Agora o próximo passo é escolher o local onde o seu público terá contato com a sua empresa e seus produtos/serviços. Usar a identidade visual em um lugar que reforce o seu posicionamento é essencial para manter a conexão necessária com seus consumidores.

3. Marketing de conteúdo

A oferta de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para envolver o público e construir uma imagem positiva para a marca. É uma ação que reforça os seus valores e é possível fazer isso utilizando blogs, redes sociais, infográficos, estudos de casos e entre outras inúmeras possibilidades.

Na área do marketing, 91% dos profissionais usam essa estratégia para promover o reconhecimento da marca e 72% acreditam que é mais eficaz que a publicidade em mídias convencionais, como a revista e a TV.

4. Redes Sociais

As redes sociais são indispensáveis para a sua gestão da marca. Estima-se que 50% dos usuários seguem ao menos 1 ou 4 marcas em suas redes. Esse canal te dá diversas possibilidades:

  • Reforçar a sua identidade visual destacando o seu logo e cores;
  • Deixar o seu posicionamento fixo para o público, enfatizando os seus valores e a personalidade da marca;
  • Entregar conteúdos de valor, assim as pessoas irão se sentir atendidas em relação às suas necessidades;
  • Interagir com o seguidores, responder todos os comentários, principalmente os negativos.

5. Marketing promocional

Para atender um dos principais objetivos do branding, a venda, é importante investir em ações de marketing promocional. Aqui se passa a ideia de preocupação com o seu público, além de servir como um estímulo para que novas pessoas conheçam e experimentem o que sua marca oferece.

Para atender um dos principais objetivos do branding, a venda, é importante investir em ações de marketing promocional. Aqui se passa a ideia de preocupação com o seu público, além de servir como um estímulo para que novas pessoas conheçam e experimentem o que sua marca oferece.

6. Marketing de Experiência

Uma das coisas que sempre atrai públicos novos é o uso da experimentação de serviços/produtos. Essa estratégia é uma ótima opção para criar conexão com os consumidores, despertando sentimentos e pensamentos sobre a sua marca. Ótimos exemplos disso são tests drive de veículos em concessionárias, espaços temáticos e até ações públicas bem planejadas.

7. Endomarketing

Sim, seus colaboradores também são seu público alvo! Tudo que você definiu em posicionamento da marca precisa estar de acordo com a cultura organizacional da sua empresa. O relacionamento entre colaborador-empresa fica muito mais forte, além de dar motivação para o funcionário realizar um trabalho bem feito. Afinal, é muito gratificante trabalhar em um lugar que você se identifica e é valorizado.

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Enfim, o branding é essencial para os negócios da sua empresa. É a partir dessa estratégia que o reconhecimento do público sobre o que sua marca oferece nasce. Agora temos uma lição de casa para você: aplique todas essas dicas na rotina da sua empresa e não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para conteúdos como esse.

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