Veja algumas dicas sobre como organizar a rotina de forma fácil

dicas para organizar a rotina de forma prática

Organizar a rotina no dia a dia pode ser uma missão e tanto, ainda mais quando se tem que cuidar da casa, filhos, estudar e trabalhar. Como lembrar de tudo?

Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo e natural que as coisas sejam esquecidas, mas as vezes isso pode ser prejudicial para você. A melhor solução para não deixar isso acontecer é a organização!

A premissa para começar a organizar tudo a sua volta é: criar fluxos e uma rotina mental para encontrar tudo, manter cada coisa no seu lugar e conseguir cumprir os horários que você estipular.

A primeira dica é: escreva tudo! Sim, anotar, é muito importante nesse processo de organização e memorização, porém, não é para sair anotando em qualquer lugar. Atualmente, existem ferramentas salva-vidas que podem te auxiliar nesses momentos.

  • Planners e agendas: são ótimos para organizar a rotina no trabalho e os estudos. Existem diversos formatos, basicamente, eles são calendários com linhas, onde você pode escrever o que precisa fazer, no dia e a hora desejada;
  • Quadro Branco: Se você tiver espaço para ter uma na sua parede em casa ou no escritório, tenha! Extremamente visuais, é possível listar prioridades e sinalizar com cores conforme forem sendo realizadas, tanto para vocês quando outras pessoas envolvidas;
  • Bloco autoadesivos: coloridos e de diversos tamanhos, são ótimos para anotar pequenas tarefas, você também pode deixar à vista em qualquer lugar, ou marcar as páginas importantes no seu planner, por exemplo;
  • Organizador de livros: Se você tem uma rotina de estudo intensa, com muito livros para ler, um organizador junto com os blocos autoadesivos podem ser muito úteis, você pode colocar os seus livros em ordem alfabética ou de prioridade e marcar os seus status de estudos e páginas;
  • Caixa organizadoras: são ótimas para guardar de forma seletiva e empilhar o que for preciso. Existem inúmeros tamanhos, com divisórias, onde você pode colocar coisas pequenas ou grandes.
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No escritório

No escritório é possível replicar a mesma rotina, organizando seus documentos em gaveteiros, organizadores de pasta suspensa, e muitas etiquetas, elas ajudam muito quando você tem milhões de pastas, e sabemos que é impossível lembrar o conteúdo de cada uma delas.

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Dica valiosa

Um dica valiosa é: comece o dia consultando as suas tarefas, assim fica mais fácil elencar prioridades e definir o que será possível fazer. Defina as três mais importantes do dia e depois com tempo sobrando faça as demais. É importante escolher um dia da semana para revisar tudo, as segundas-feiras são especiais para isso.

Por fim, é importante mentalizar também o que não devemos fazer, evite procrastinar suas atividades, e caso precise passar uma tarefa para o dia seguinte, escreva o por que essa alteração precisou ser feita, é importante entender o que não está dando certo na rotina.

Sempre que possível evite fazer uma tarefa na sequência da outra, coloque um intervalo de 15 minutos entre as atividades, conheça o seu limite e seja feliz! Para ajudar na sua organização, aproveite também nossas ofertas de volta às aulas!

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